A cooperativa Cocame prospera

Direto do Estado do Piauí, município de Manoel Emídio, eu entrevistei Cícero Neto da Silva – ele é um ativista do meio ambiente e diretor da Cooperativa de catadores de materiais recicláveis a COCAME. Acompanhe abaixo a entrevista.

Cicero Neto da Silva

Cicero Neto da Silva – Presidente da COCAME

1-     Bom dia Cícero tudo bem com você?

R. Bom dia Renato estou bem sim. Estamos na luta, animados e fortes.

2-     Como está nossa querida Manoel Emídio?

R. A nossa cidade de Manoel Emídio esta muito bem, começando as chuvas.

3-     Depois das ultimas eleições ocorreram mudanças na administração, quais as mudanças mais sensíveis, aquelas que chamaram sua atenção, Se forem muitas me diga a mais significativa.

R. Durante as eleições tivemos uma disputa muito boa, e ao final conseguimos eleger seis vereadores, mas não conseguimos eleger o nosso candidato a prefeito, mas, estamos trabalhando e vida que segue.

4-     Como está a cooperativa hoje, tem gente nova chegando?

R. Estou retomando a nossa luta junto à cooperativa com novos cooperados.

5-     Fale-me sobre as parcerias que você tem feito.

R. Estamos firmando parceria com a Tetra Pak e a Indústria Polifilme.

Da esquerda para a direita:  Alex Mendes da Tetra Pack, Rogerio Soares da Polifilme e Cicero Neto da Silva da COCAME.

6-     O que em sua opinião é importante esclarecer para a população em relação à necessidade da separação do lixo?

R. Gostaria de chamar a atenção da população sobre a importância da separação de resíduos sólidos devemos cuidar do nosso meio ambiente, e a coleta seletiva é algo muito importante que todos com um pouco de boa vontade pode fazer e agir positivamente na solução de um dos maiores problemas de um município seja ele qual for que é a produção e o devido destino do lixo urbano.

7-     Como anda a coleta seletiva da cidade?

R. Estamos conversando com as pessoas para fazer a separação deste materiais recicláveis através da coleta seletiva, já chegaram os panfletos informativos sobre a campanha com orientações para que possamos ter melhorias significativas em nosso meio ambiente de acordo com nosso comportamento.

8-     O poder publico tem feito o que deve ser feito ou não?

R. Olha sobre o poder público estivemos na secretaria de meio ambiente e educação solicitando doação dos livros usados e cadeiras quebradas, mas, por enquanto não tivemos resposta, contudo coloquei para a secretaria de meio ambiente que nós da cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Manoel Emídio Piauí estamos pronto pra fazer a nossa parte como cidadão e entidade que cuida deste seguimento de reciclagem dando.

9-     Existem empresas que estão atuando para colaborar com os esforços da cooperativa?

R. sim estamos trabalhando com parceria com uma Indústria de Goiânia a polifilme o empresário Rogério Soares que esta fazendo a realização do sonho de ver a nossa cooperativa sai do papel e também uma parceria com a tetra pak representante Alex Mendes.

 

10-  Conte-me sobre a chegada da prensa hidráulica. Como essa máquina contribuirá com a cooperativa de catadores?

R. Nesse mês de novembro de 2021 recebemos a nossa tão sonhada prensa hidráulica, a importância desta ferramenta é imensa para os nosso cooperados, porque podemos agregar valor em nosso materiais recicláveis, em consequência aumenta a renda de cada cooperado envolvido nesse trabalho tão vital para nossa região.

Prensa Hidráulica

Chegou a prensa-hidráulica

 

11- Faça suas considerações finais.

R. Por fim gostaria de agradecer primeiro a Deus e a todos os cooperados que de uma forma ou outra ajudaram na fundação desta cooperativa, da mesma forma agradeço aos parceiros que nos apoiaram com uma palavras de incentivo ou mesmo com recursos dentro das sua condição, e por último gostaria de chamar a atenção dos políticos, do nosso empresariado, de todos os cidadãos de Manoel Emídio e consequentemente das cidades vizinhas para o grande problema do lixo e lixões, saibam vocês que de um problema para todos nós os resíduos pode sim, se devidamente trabalhado gerar trabalho, renda e bem estar a todos, só depende do empenho de cada um de nós em darmos nossa contribuição a essa causa ambiental. A todos os leitores dessas linhas meu muito obrigado. A direção da cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Manoel Emídio Piauí – COCAME agradece a todos os comerciantes e a todas aquelas pessoas conscientes por fazerem a separação dos materiais recicláveis. E obrigado a você Renato por nos conceder esse espaço no Jornal Ambiente muito obrigado de coração.

 

Sede da Cooperativa dos Catadores de Materiais recicláveis de Manoel Emídio.

@renatoglobol

Olá, meu nome é Renato Mendes de Andrade, Nick name @renatoglobol. Sou jornalista MTB 72493/SP – Nasci em Olímpia – SP. Trabalho e resido em Barão Geraldo - Região Metropolitana de Campinas - SP. Dirijo a GLOBOL - hospedagens de sites, manutenção de servidores Big Data e Redes Windows e Linux. Sou proprietário do Guia Barão Assessoria e Auditoria de Imagem, presto serviços de comunicação para pessoas físicas e jurídicas, consultoria de imagem na internet para políticos e pessoas publicas. Sou editor chefe do Jornal Ambiente. Com escritórios em Paulínia e em Campinas aqui no estado de São Paulo. Mais que ser o responsável pelo editorial, crio soluções web, soluções impressas e multimídia para terceiros.

Deixe uma resposta