Pular para o conteúdo

Jornal Ambiente

Viviane na Jornada de formação pedagógica

Última atualização em 24 de setembro de 2024 Jornalista RenatoGlobol

Esse texto foi baseado  em uma apresentação da Pedagoga Viviane Mendes de Andrade, na Jornada de Formação Pedagógica “Práticas Exitosas da Educação: diálogos de professores para professores”, promovida pela Prefeitura, no dia 12/6/2024, e também de conversas que tivemos. Viviane é formada em Pedagogia pela Unicamp, Psicanalista pela Anhanguera e instituto esfera, estudante de psicomotricidade e neurociência na educação, e minha irmã. Segundo a professora Viviane esse trabalho “surgiu da necessidade de ser ouvida e de conseguir fazer contato com essas crianças. O grande desafio, no entanto, é possibilitar na simplicidade da sala de aula um fazer pedagógico tão atrativo quanto a tela de um celular”.

Conectando com as Crianças Através da Leitura

Você já parou para pensar como é importante criar um ambiente acolhedor e inspirador para as crianças na sala de aula? Bom, foi exatamente isso que motivou a iniciativa da professora Viviane segundo ela a iniciativa surgiu da necessidade de ser ouvida e conseguir fazer contato com essas crianças de uma maneira significativa. O grande desafio, no entanto, é possibilitar na simplicidade da sala de aula um fazer pedagógico tão atrativo quanto a tela de um celular.

Mas acredite, é possível! Com algumas fotos, mostramos como elas vivenciam essa experiência enriquecedora. A neurociência moderna nos diz que a leitura para as crianças, independentemente da forma como é feita, é fundamental para o desenvolvimento integral delas. Então, leia para as crianças do seu jeito, da sua maneira. O importante é que elas estejam envolvidas.

A Importância dos Livros na Sala de Aula

Quando os livros estão presentes na sala de aula, tudo flui de maneira muito natural. As crianças ampliam seu repertório oral, aprendem a ouvir, a ceder a vez, a ter autoestima e concentração. Vivenciam o fazer artístico e, pedagogicamente, a poesia se tornou um ponto de partida e de encontro poderoso para propiciar debates e vivências amorosas.

Você já reparou como a poesia pode ser transformadora? Ela não só enriquece o vocabulário e a expressão oral, mas também promove uma vivência coletiva e afetuosa entre os alunos.

Envolvendo as Crianças com Poesia

A poesia na sala de aula é uma ferramenta incrível. Ela permite que as crianças expressem seus sentimentos, compartilhem experiências e desenvolvam empatia. E, claro, é um excelente ponto de partida para debates construtivos e amorosos.

No finalzinho do projeto, criamos portfólios com os trabalhos dos alunos. Embalamos tudo em pacotes bem bonitinhos para chamar a atenção deles. É incrível ver como um simples toque pode fazer toda a diferença na motivação e no interesse das crianças.

Compartilhando Experiências e Criando um E-book

Um dos nossos objetivos é criar um e-book com todos os relatos e experiências vividas pelos alunos. Será uma coleção rica de histórias, poesias e desenhos, mostrando todo o desenvolvimento e crescimento que a leitura proporcionou a essas crianças. E o mais legal? Todo mundo vai ter acesso!

Se alguém quiser antecipar, é só dar um toque para nós, e compartilhamos os materiais. Afinal, conhecimento bom é conhecimento compartilhado, não é mesmo?

A Neurociência e o Desenvolvimento Infantil

A neurociência atual reforça a importância da leitura para o desenvolvimento infantil. Quando lemos para as crianças, estamos estimulando várias áreas do cérebro delas. Isso ajuda no desenvolvimento cognitivo, emocional e social. As crianças que são expostas à leitura desde cedo tendem a ter um desempenho acadêmico melhor e são mais empáticas e criativas.

E mais, a leitura também é uma excelente maneira de fortalecer os laços entre pais e filhos. Quando você lê para seu filho, está mostrando que ele é importante e que você valoriza o tempo que passam juntos.

Conclusão: A Magia da Leitura

Enfim, transformar a sala de aula em um ambiente de leitura e poesia é um desafio, mas os resultados são extremamente gratificantes. As crianças se desenvolvem como um todo, ampliando seu repertório, aprendendo a ouvir e a se expressar, e vivenciando experiências artísticas e pedagógicas ricas e significativas. A poesia, em especial, se mostrou uma ferramenta poderosa para propiciar debates e vivências amorosas, fortalecendo os laços entre os alunos e criando um ambiente acolhedor e inspirador.

Então, que tal começar a ler para as crianças ao seu redor? Não importa como, o importante é que a leitura esteja presente na vida delas. Afinal, a magia da leitura pode transformar vidas.

Jornada de Formação Pedagógica “Práticas Exitosas da Educação: diálogos de professores para professores
Profissionais da área de educação da cidade de Paulínia SP

 

 

Por: Renato Mendes de Andrade – Jornalista – MTB 72.493/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Chave pix: pix@globol.com.br

Clique aqui e doe qualquer valor
🌍Seu Apoio, Nossa Energia🌍

Caros leitores,

O Jornal Ambiente é uma voz dedicada à sustentabilidade e à qualidade da informação. Sua generosidade e a parceria com a classe trabalhadora nos impulsionam.

  • Doações via Pix para “pix@globol.com.br” fortalecem nosso movimento em prol de um planeta mais verde e próspero.
  • Como assinante Premium, você terá acesso a conteúdo exclusivo e interações com nossa equipe.
  • Outra maneira valiosa de nos apoiar é adquirir produtos e serviços de nossos anunciantes, compartilhando nossos valores ambientais. Cada transação fortalece nosso jornal e contribui para a continuidade de nosso trabalho. Juntos, moldamos um futuro sustentável para as gerações vindouras.

pix@globol.com.br

 
 
RenatoGlobol RenatoGlobol